terça-feira, 26 de agosto de 2008

JAMIE OLIVER - Risoto de cogumelos

Jamie Oliver diz que ingleses não comem bem porque preferem beber

Chef lamenta que Inglaterra tenha perdido sua tradição culinária


Jamie Oliver abriu o verbo contra seus compatriotas. Em entrevista à revista francesa “Paris Match”, o chef e apresentador de TV diz que anda desanimado com seu país, em que pessoas estariam mais interessadas nas bebidas do que em comer bem. Jamie ainda concordou com a afirmação da publicação de que os ingleses não podem saborear a comida direito porque bebem demais.

"É verdadeiro. Historicamente nunca produzimos vinho. Temos uma cultura de álcool e gostamos mais de cerveja: as únicas pessoas que bebem mais do que nós são os irlandeses e os escoceses”, disse.
Ele lembrou ainda que os dias de glória da cozinha britânica ficaram no passado.

"A cozinha britânica já foi semelhante à cozinha italiana atual, sem a massa e risoto. Cozinha de vapor, carne grelhada, ervas, temperos – já usamos isso para cozinhar pratos fabulosos. Agora, é tudo passado! Perdemos nossas tradições”, disse ele amargurado com os rumos da gastronomia em seu país.
RISOTO DE COGUMELOS COM ALHO E TOMILHO
(para 6 pessoas)
Já há alguns anos que assisto os programas do Jamie Oliver e adoro sua influência italiana e a criatividade que usa combinando a cozinha italiana e inglesa, que como ele mesmo diz, não tem muita tradição.
Aproveito então para colocar aqui uma das receitas do livro "Jamie Oliver - O Chef sem segredos", um risoto de cogumelos com alho, tomilho e sal, porque amo risoto e mais ainda cogumelos:
Espero que gostem!!
Ingredientes: ( p/ risoto)
  • 1 litro de caldo (galinha, peixe ou legumes)
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 2 cebolas médias picadas
  • 1/2 cabeça de salsão (aipo) picada bem fino
  • sal grosso e pimenta do reino moida na hora
  • 400g de arroz para risoto
  • 2 dentes de alho picados
  • 100ml de vermute branco seco ou vinho branco seco
  • 70 ng de manteiga
  • 85/100 g de quijo parmesão fresco ralado
Ingredientes: (p/os cogumelos)
  • 255g de cogumelos (um tipo ou uma combinação deles)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 punhado pequeno de tomilho picado
  • 1 dente de alho picado bem fino
  • sal e pimenta do reino moido na hora
  • 1 punhado de salsa picada grosseiramente
  • 1 pitada de chili em pó (opcional)
  • suco de limão
PARA PREPARAÇÃO DA BASE DO RISOTO: Esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o azeite e adicione a cebola, o salsão e uma pitada de sal. Refogue por 3 minutos. Acrescente o alho e, após 2 minutos, quando os vegetais estiverem tenros, junte o arroz. Aumente o fogo e neste ponto você não pode se afastar da panela. Enquanto estiver mexendo lenta e continuamente, você estará começando a fritar o arroz e, se a temperatura estiver muito alta, diminua um pouco. Você deve manter o arroz em movimento. Depois de 2 ou 3 minutos, ele começará a ficar translúcido à medida que começar a absorver todos os sabores de sua base. Adicione o vermute ou o vinho, sem parar de mexer - o aroma será fantástico! Deixe evaporar o álcool. Assim que o vermute ou vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e uma pitada de sal. Abaixe o fogo para uma fervura leve.
PARA PREPARAÇÃO DOS COGUMELOS: Corte os cogumelos em fatias finas. Não cozinhe todos os cogumelos de uma vez - faça em duas ou tres porções. Em uma panela bem quente, aqueça 1 colher de azeite e adicione o cogumelo e o tomilho. Cozinhe por 1 minuto, misture tudo, depois acrescente o alho e uma pitada de sal. (É importante temperar os cogumelos levemente enquanto cozinham.) Deixe ao fogo por mais 2 minutos e, então, prove - se estiverem bem cozidos, acrescente um pouco de salsa, uma pequena pitada de chili em pó e um pouco de suco de limão. Misture de novo, prove mais uma vez. Pique metade dos cogumelos cozidos.
FINALIZAÇÃO DO RISOTO:Depois que você derramar a primeira concha de caldo, acrescente os cogumelos picados. Continue adicionando conchas de caldo, misturando e esperando que cada concha seja absorvida antes de entornar a próxima. Isso leva uns 15 minutos. Experimente o arroz, continue acrescentando até que o arroz esteja tenro, mas com uma leve consistência. Ajuste o tempero. Retire a panela do fogo e adicione o restante dos cogumelos reservados que não foram picados, a manteiga e o parmesão, (reserve um pouco do parmesão para colocar por cima). Misture delicadamente. Sirva imediatamente, enquanto ainda conserva a textura umedecida.
Sirva sozinho ou com uma salada verde e um pedaço de pão crocante. Lindo! E alguém duvida que é delicioso?!!

Um comentário:

Danizinha disse...

Olá adorei seu blog!!!!!!!!!!!!!
faço parte de uma agencia de publicidade e estamos fazendo uma promoção entre as blogueiras de receitas, quando puder entre em contato comigo, meu e-mail é danielle@tangrancom.com.br

beijokas e obrigada!