quinta-feira, 28 de agosto de 2008

SOBREMESAS

Estas são algumas das sobremesas que fizemos no aniversario de meu pai: Torta de maçã, mousse de chocolate e falsa cassata, todas há mais de 30 anos na família, receitas provadas, aprovadas e comprovadas por varios aniversarios de uma família que não é pequena.
Aí vão as receitas:
APROVEITEM!!! VALE A PENA!!

MOUSSE DE CHOCOLATE

Esta receita era feita por minha irmã que hoje mora nos EUA, e a chamávamos de Mousse da Neysa, ela era especialista em tudo que tivesse chocolate e fazia coisas maravilhosas nesta época de Brasília. Acho que esta foi a época mais rica e fértil da família em desenvolvimento de receitas e procura de novos sabores, quando já estávamos todas mais crescidas e participávamos mais ativamente dos prazeres da culinária. Agora com a Neysa já distante de nós há tanto tempo, a herdeira da preparação desta mousse nos dias de festa é minha irmã caçula e então, agora, a chamamos de Mousse da Neyva. É realmente especial e muito saborosa, feita com chocolate de verdade e bastante aerada, como deve ser a verdadeira mousse de chocolate.

Bom apetite a todos!! Aliás...quem precisa de apetite para saborear esta mousse! hahaha!!


Beijos a todos!!

Ingredientes:
  • 200g de chocolate meio-amargo
  • 200g de manteiga sem sal
  • 5 ovos (gemas e claras separadas)
  • 1 xícara de açúcar

Modo de preparo:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria e reserve. Faça uma gemada batendo, numa batedeira em velocidade máxima, as gemas com o açúcar, até ficar esbranquiçado. Misture o chocolate derretido à gemada até formar uma mistura homogênea. Bata as claras em neve bem firme, (não bata com antecedência para não dar água em baixo) e junte à mistura de chocolate, misturando sem bater. Leve a geladeira por pelo menos 8 horas. Deve ficar firme, bem aerada, mas bem cremosa ao paladar.

HUMMM...DELÍCIA!!

FALSA CASSATA

Esta é sem dúvida a sobremesa preferida das crianças...hoje já não tão crianças. Todos já estão grandes...filhos e sobrinhos, casando e cuidando de suas vidas. De qualquer forma continua sendo a sobremesa preferida de todos, aquela que acaba primeiro e o pirex tem que ser sempre grande.É um pavê que vai ao freezer e é servido congelado como sorvete. Esta receita é anterior à fase de Brasília, pois foi dada a minha mãe por minha madrinha Iris. Realmente muito bom!!


Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 gemas
  • 1 lata de creme de leite bem gelado
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 250g de biscoito champanhe
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 1 lata de leite de vaca

Modo de preparo:

Misture o leite condensado com o leite e as gemas e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Reserve. Leve para ferver um copo d´água com o chocolate em pó, deixe esfriar e reserve. Bata as claras em neve com o açúcar até o ponto de suspiro, junte o creme de leite gelado, sem o soro.
Num pirex arrume em camadas, primeiro o creme de leite condensado, sobre ele os biscoitos embebidos no chocolate derretido e aquecido na água, e por cima o suspiro com o creme de leite. Deixe no congelador até o dia seguinte.

TORTA DE MAÇÃ

Esta torta é feita por minha tia, irmã de minha mãe, e ninguém consegue fazer igual a ela, pois ela ensina de boca e que eu saiba não deu a receita para ninguém, como boa escorpiana...não gosta de partilhar seus segredos. Por isso, não tenho a receita para dar a voces, mas vou ver se consigo, o problema é que ela não ensina o segredinhos, por exemplo, como a torta dela fica com o leite condensado cozido como um doce de leite e a das outras pessoas que tentam fica mole? Só sei que em baixo tem uma massa tipo podre (um pouco mais durinha), fatias de maçã por cima, leite condensado misturado às gemas e por cima de tudo um suspiro.

Essa vou ficar devendo a vocês, e aguardem!

Nenhum comentário: