terça-feira, 9 de setembro de 2008

CARNE ASSADA LIGHT

Sempre adorei a carne assada que minha avó e minha mãe faziam, mas tinha que dourar a carne, fritando no óleo até ficar bem douradinha, o que levava bastante tempo além da gordura que ficava na cozinha.
Há alguns anos atras aprendi a fazer uma carne assada que não precisa dourar nem colocar água e é feita na pressão. Ela era assada na água da cebola e realmente muito facil de fazer.
Aos poucos fui aprimorando esta receita e hoje acrescento algumas outras coisas e a carne fica dourada por causa da cebola que ao ser cozida por algum tempo vai escurecendo e dourando a carne sem que precise frita-la, alé de ser mais saudável, pois não vai gordura alguma.

Muito boa!! Espero que gostem!!



Ingredientes:

  • 1/2 lagarto redondo
  • alho,sal, pimenta do reino,vinho tinto ou vinagre, ervas finas e louro a gosto (para o vinha d'alho)
  • 3 cebolas médias em rodelas
  • 1 envelope de caldo de carne em pó (0% de gordura)
  • 1 copo de vinho tinto
  • 1 lata de molho de tomate (0% de gordura)

Modo de preparo:

Retirar toda a gordura da carne e colocar no vinha d'alho, de preferência de um dia para o outro. Pode congelar com o tempero caso não queira usar no mesmo dia (a minha ficou congelada por um mes). Cobrir o fundo da panela de pressão com a cebola e polvilhar com o caldo de carne. Colocar a carne sobre as rodelas de cebola, junto com o vinha d'alho e regar com 1/2 copo de vinho tinto. Levar ao fogo por 40 minutos. Tirar da pressão e verificar se esta queimando no fundo e se já esta macia. Caso seja necessário coloque um pouquinho de água e leve novamente à pressão por mais 15 minutos.

Ao final do tempo de pressão se o caldo não estiver dourado deixar apurar mais um pouco e reduzir o líquido. Acrescentar o molho de tomate, o restante do vinho e deixe ferver mais um pouco. O molho pode ser engrossado com um pouquinho de farinha de trigo.

Servi com espaguete integral.

Um comentário:

Karen Pontes disse...

Adorei a idéia da carne assada light, deve ser maravilhosa irei fazer concertesa adorei o blog parabéns.!