sábado, 22 de novembro de 2008

BISCOITO DE BANANA (Light e diet)

Bananas sobrando...um bolo talvez, uma otima receita de bolo com casca...fica para semana que vem quando meus pais estarão aqui em casa (Ai que bom!!!). Biscoito então...procura aqui e ali...uma receita light e diet...hummm...delícia!!
Fica crocante por fora e macio por dentro, modelados com colher, bem rústicos e o sabor...MARAVILHOSO!! Perfeito para receber amigas de dieta para um chá!! Rico em fibras e potássio!! Pobre em açúcar e gordura!! Vale experimentar.
Bem...aí estão biscoitinhos de banana levinhos para amenizar o peso do post passado!!
Ingredientes:
  • 200g de ameixa seca sem caroço ou uva passa
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos
  • 1/2 xícara (chá) de farelo de trigo
  • 4 bananas amassadas
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 3 colheres (sopa) de adoçante tipo forno e fogão
  • 60 g de margarina light
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • margarina e farinha de trigo para untar

Modo de preparo:

Deixe as ameixas de molho em água por 1 hora. Em uma tigela, misture o ovo com a aveia e o farelo de trigo. Adicione as bananas, a canela e o adoçante. Escorra as ameixas, corte-as em pedaços bem pequenos e misture com todos os ingredientes, inclusive a margarina, a essência de baunilha, a farinha e o fermento.

Com o auxílio de uma colher, modele pequenas porções em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido. Retire quando os bolinhos estiverem dourados.

20 comentários:

Elba Pessanha disse...

Ai, vou correndo ali embaixo, na cozinha, ver se tenho todos os ingredientes.
Nossa s coincidências têm mais um item: adoramos coisinhas bem naturais e cheias de fibra!!!
Beijos!
hummm...isso parece delicioso mesmo!!!

Karla disse...

Fui a 1ª!!! Yupiiii
Mamãe/ parceira estão lindões =)
Eu estava em guerra com as bananas desde q estive doente e tinha de coer 3 a 4 bananas por dia, mas agora que já fiz as pazes com elas esses bolinhos vêm a calhar =)

beijos enormesssssssssssssssss

Unknown disse...

Neyma, querida, biscoitinhos light e diet é o que eu estava precisando. Humm, uma delícia!


Tenho desafio para vc no meu blog.

Bjus

ameixa seca disse...

Ameixa e canela numa receita de biscoitos? É a minha cara né? :)
Adorei!!!

Neyma disse...

Elba amiga querida,
É verdade, quanto mais fibra e integral, para mim melhor.
São deliciosos esses biscoitinhos!! Vc vai gostar bastante!!
Beijinhos

Karla filhota linda,
Pode fazer as pazes, pq estes biscoitos são deliciosos, além de saudaveias.
Muitos beijinhos

Ana queridissima,
Sabe que eu tambem, estou precisando de receitas para comer sem culpa, e este biscoito além de delicioso é muito saudavel, não pesa nem no corpo nem na consciencia.
Já vi seu desafio e vou adorar participar!! Muito obrigada por lembrar de mim!!
Beijinhos mil

Ameixa linda amiga,
Realmente esta receita é feita para vc! A combinação perfeita da canela com a ameixa!! Como vc!! Doce e faz bem ao espirito!!!
Muitos beijinhos

Anônimo disse...

que legal!! e aí, gostou do sabor?
:)

Beatriz Belliard disse...

Ola Neyma, vim atraida pelo biscoito light ! E de banana ainda por cima, isto deve ser bom !!! Adorei conhecer teu cantinho, voltarei sempre ! bjinhos

Gina disse...

Aqui em casa eu sou a fã número 1 de alimentos saudáveis, com fibras e tal, mas, infelizmente, não é consenso. Então, tenho que fazer pequenas porções ou levar para minha reunião semanal, onde há várias pessoas que apreciam. Também quero postar um bolo de banana com casca, acho que fizemos o mesmo curso (rsrsrs)!
Bjs, querida!

Mari disse...

Neyma minha flor, esses biscoitinhos parecem maravilhosos!! E sabendo que são light, então fiquei ainda mais apaixonada!!! Agora, não pude deixar de dar muita risada, quando vi o ingrediente BANANA... e você falando que vai fazer bolo de BANANA também, aquela mãe do amigo da Isa q ia adorar kkkkkkk
Fiz um bolo de banana invertido aqui em casa também, tô ensaiando para postar, pois sei que vão me zuar até... rssssssssss
Beijo grande, amiga querida!

Unknown disse...

Neyma,

não queroooo fazer lagosta hehehe
Adorei esses biscoitos e são lights, essas duas semanas não ando bem light, aceito um amiga.
Bjss

Téia disse...

Neyma minha querida amiga, desculpa pelo sumiço, a semana foi super corrida, visitei muito pouco as cozinhas amigas e não postei nada. Ontem a noite e hoje, finalmente, consegui voltar a ativa. Imagina se você fez alguma coisa que me aborreceu, você é uma fôfa, sempre com palavras carinhosas, então, fique certa que se não venho aqui, sempre, é o corre-corre. Você é muito querida por mim,viu? Ah, estes biscoitos estão maravilhosos, bananas, lights e diets, aff, perfeitos? Adoro banana, fiz um muffim com elas domingo passado e ficou ótimo, vou postar. Bj grande.

Gina disse...

Ando meio desatenta, meio apressadinha e pensei que tinha publicado um comentário nessa sua receita... enfim... Neyminha, aqui em casa adoro essa mistura de frutos secos e fibras, mas não é consenso. Então, tenho que fazer pouca quantidade ou levar em meu encontro semanal, porque a maioria das pessoas gosta de tudo que vai nessa receita.
Bjs.

Cláudia disse...

Deu muita vontade de ir para cozinha e aproveitar minhas bananas com estes biscoitinhos divinos! Hum, que cheirinho delicioso!

bjs

Tânia disse...

Neyma...sempre me chama atenção receitas de que juntam alimentos funcionais e muitas fibras, como este biscoitinho!
Anotadíssimo!
Bjs

Karla disse...

Oi mamãe linda =) voltei só para dizer que já deixei uma foto de uma couve-lombarda no meu blog.

beijinho grande

Natália Eleutério disse...

Ficaram bonitos, que delícia de biscoitinhos, boa semana, bjs.

Neyma disse...

Tiane querida,
Desculpe pela foto que apareceu no meu comentario, é pq tenho um blog em meu nome da wordpress, fiz em homenagem a meu tio(foto). Não consegui entrar com a imagem do meu Vó MIndoca.
O biscoitinho foi o maior sucesso, adorei o sabor, uma delicia, nem parece diet, muito bom!!
Obrigada pela visita e volte sempre!!
Beijinhos

Bia querida,
Bem vinda!! Volte sempre!! Adorei sua visita!!
O biscoito fica muito bom, nem parece que não leva açúcar.
Beijinhos

Gina, minha amiga querida,
Adoro tudo que leva fibras e grãos, quanto mais integral melhor.
O bolo de casca de banana vou fazer na semana que vem, quando meus pais estarão aqui. Meu pai adora banana!!
Faça os biscoitinhos, que vão fazer o maior sucesso!!
Beijinhos

Mari minha linda,
O bolo de banana (rs) vai ficar para a semana que vem (não conte a mãe do amigo da Isa, hahahha!!!)
Afinal..."bolo de banana´" é uma delicia!!! Ahahhaa!!!
beijinhos mil

Nana amiga linda,
Esqueça as lagostas, sabe que nunca fiz??
Faça os biscoitinhos que é melhor!!
Beijinhos

Téia querida amiga,
Que bom vc por aqui, sabe que eu ja estava preocupada...as vezes podemos chatear as pessoas sem querer. Ainda bem que não foi o caso, adoro as suas visitas e seus comentarios.
Bem vinda de volta!!
Beijinhos

Claudia querida,
Vc falou tudo, o aroma toma conta da casa, uma delicia! O sabor é melhor ainda, ficabem docinho,nem parece que é feito com adoçante.
Experimente que vai gostar!!
Beijinhos

Tania minha querida,
Pode fazer que vai gostar muito, é bem saboroso.
Aroma, sabor, textura, tudo uma delicia.
Muito obrigada pela visita, adoro quando vc passa por aqui.
Beijinhos

Karla filhota querida,
Obrigada, vou dar uma passadinha por aí para ver esta couve.
Beijinhos

Nani queridissima,
Muito obrigada pela visita e comentario!
Os biscoitinhos ficaram realmente uma delicia!!
Beijinhos

Anônimo disse...

ACHO QUE VOU AMAR!!! AO MEU VER, PARECEM AQUELES COOKIES LIGHTS...


BJO,

PAULA

AndreaDomingas disse...

Olá Neyma!
Obrigadinha pela visita lá no meu cantinho! Eu tinha que comentar uma receita doce e estes biscoitinhos parecem mesmo muito bons! Gosto de receitas com bananas pois sempre as tenho em casa!
Ah, não tenho dúvidas que você acertará com a receita da baguette!
Bjs

Ju disse...

Neyma,estes biscoitinhos é td o q eu precisava, tenho anemia e comer farelo de trigo eh mto bom e as outras coisas tb,puxa quero com certeza fazer...bjs