segunda-feira, 6 de julho de 2009

BOLO DE CHOCOLATE INTEGRAL

Agora de volta em definitivo, depois de altos e baixos, tudo esta em seu lugar, a paz esta novamente em meu coração e o amor mais forte do que nunca!!
Neste final de semana recebemos a visita de meu enteado que veio passar o final de semana com dois amigos. Claro que pensei num bolinho...mas...não tinha ovo!! Comecei a procurar uma receita de bolo sem ovos e achei uma bem interessante, que, claro, modifiquei e substitui a farinha por integral e açúcar por mascavo, e não é que ficou muito bom!! Até cresceu!!! Ahahahah!!
Aqui esta, bolo integral de chocolate!!
BOLO DE CHOCOLATE INTEGRAL

  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 100g de margarina
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 xícara de leite desnatado

    Cobertura:
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • Morangos para enfeitar
Modo de preparo:
Bata bem o açúcar com a margarina. Misture a farinha com o chocolate e acrescente alternando com o leite. Por último junte o fermento. Leve ao forno preaquecido a 180°.
Para a cobertura: Leve ao fogo o leite condensado, o chocolate e a margarina. Deixe ferver até soltar do fundo da panela, cubra o bolo, ainda quente.
Enfeite com os morangos cortados ao meio.

(como não ficou na geladeira, nesta foto o morango estava meio murcho)

21 comentários:

Vicentina disse...

Neyma querida,
Como sempre vc postando coisas deliciosas como esse Bolo de Chocolate Integral
Bjs
Vicentina.
Alfenas - MG

Carolina Andrade disse...

Neyma, quanto tempo. E logo reaparece com essa delícia!! Beijão e saudade dos seus comentários!!

Gina disse...

Nada como algo doce pra acalmar o coração...
Fico feliz por você!
Bjs.

Karla disse...

Olá mamãe linda!!!
Que bolo fantástico!

um beijo enorme

ameixa seca disse...

Ficou lindo :)
Ainda bem que tudo encarreirou!
Boa semana!

Nana disse...

Amiga, deve ficar bom!
Olha eu tenho receio de usar farinha integral em bolo, não me pergunte pq, tenhho medo da massa ficar pesada kkk
Bjss

dannah5 disse...

Esse bolo parece tudo de bom, deve ter ficado uma delicia!

Que bom q vc esta bem!!
beijocas

Anônimo disse...

Ola gostei da receita mais não esta faltando o ovo? e quan tos ovos vai na receita

Neyma disse...

Na verdade a receita não leva ovo!!
Obrigada pela visita!

Unknown disse...

Nossa.. Apaixoneii nesse bolo. Vou fazer um testee!
Vi a foto e fikei babando aqui.
KKKKKKKKKKK

Rúbia Peixoto disse...

Olá Sra. Neyma! Achei lindo seu bolo de chocolate e vou fazer nesta tarde mesmo! Sou nova como dona de casa e seu blog me ajuda muito! Todos adoram as novidades! Adorei a homenagem a sua vózinha, também perdi a minha, mas tenho ela sempre em meu coração. Um grande Beijo
Rúbia, RS

Neyma disse...

RUBIA QUERIDA,
Fico muito feliz que o meu blog possa ajudar a quem esta iniciando na cozinha. Espero que aproveite bastante as receitas do Vó MIndoca e caso queira tirar alguma duvida, pode escrever que respondo.
Adorei seu comentario, tão simpatico e delicado. Espero que faça muito sucesso com as novidades e que todos gostem do bolo que realmente é muito gostoso!!
As avós são realmente muito especiais, jamais as esquecemos, estão sempre em nossos corações! Tenho muitas saudades da minha vózinha e sempre que estou na cozinha me lembro dela.
Muitos beijinhos para vc, muito obrigada pelo comentario e seja sempre bem vinda!!!

Estela Soares disse...

Parabéns pelo blog e pela receita! Sou um desastre na cozinha, mas vou me atrever fazer a receita deste bolo tentador e volto pra contar como foi a experiência.
abraço!

Carol disse...

O bolo parece bem saboroso!
Gostaria de saber se posso substituir a margarina por óleo? E também se o chocolate em pó é chocolate mesmo ou achocolatado?
Muito obrigada!

Neyma disse...

Ola Carol,
Obrigada por sua visita!!
Este bolo fica uma delicia mesmo. Usei chocolate em pó mesmo e não achocolatado. Não experimentei usar óleo mas acredito que deva fica bom, pois sempre faço meu bolo de laranja com óleo e fica muito bom.
Beijinhos

Alessandra disse...

Olá Neyma, esta é minha primeira visita... Também sou novata na "cozinha". É que perdi minha mãe recentemente e é difícil continuar a fazer (tentar) tantas gostosuras que ela fazia. Mas, com a graça de Deus, vou seguindo... Agora vou me aventurar com este bolo, que parece muito gostoso. Estou com dúvida quanto a quantidade de margarina: em colheres (sopa), quantas seriam? E qual o tempo de forno? Abraços!!!

Anônimo disse...

Eu fiz e gostei!

o bolo ficou com uma boa liga, considerando que não leva ovo e é um bolo integral.

mesmo sem a cobertura, ficou bom.

Anônimo disse...

Eu fiz e gostei!

o bolo ficou com uma boa liga, considerando que não leva ovo e é um bolo integral.

mesmo sem a cobertura, ficou bom.

Anônimo disse...

snif....ele cesceu e depois murchou quando fui testar com palito!!!! quanto tempo deve ficar assando antes do teste???? ARRASADA!!!!

Unknown disse...

que triste, o meu bolo não deu certo...segui a receita e ele ficou um mingal....o que pode ter dado errado???

Neyma disse...

Oi, Vitoria. É muito bom vê-la por aqui. Algo deu errado na medida dos ingredientes líquidos. Você pode aumentar a medida da farinha ;). Qualquer outra dúvida volte aqui! Abraços.