sexta-feira, 9 de abril de 2010

BOLO PARA MINHA VÓZINHA

Hoje é aniversário de minha vózinha Mindoca, ela estaria completando 101 anos hoje...nossa tanto tempo se passou e ainda é tão presente na família, sempre uma lembrança, uma história, coisas que costumava dizer e fazer e principalmente suas comidinhas. Sinto não ter encontrado seu caderno de receitas que era escrito por ela, infelizmente ninguém sabe onde foi parar.
Bem vózinha:
"Parabéns pra você
nesta data querida,
muitas felicidades
muitos anos de vida!!"
(em nossas memórias)
Para comemorar, mesmo que sozinha aqui em Itaipava fiz um bolinho, que deveria ser de laranja, uma receita que ja estou querendo fazer há algum tempo, mas foi de tangerina, pois as laranjas que eu achei que estavam na geladeira eram tangerinas. Bem...ficou delicioso assim mesmo, ja comi dois pedaços. Acho que minha vózinha ia gostar bastante!!


BOLO DE TANGERINAIngredientes:

MASSA:
  • 3 ovos inteiros
  • 1 tangerina
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de leite (fiz com desnatado)
  • 1 xícara de açúcar light
  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo com fermento

COBERTURA:
  • 1 xícara de suco de tangerina
  • 2 colheres (sopa) de açúcar light

Modo de preparo:
Bata bem no liquidificador os ovos, a tengerina sem as semente e a parte branca central do bagaço, o óleo, o leite e o açúcar. Passe para uma tigela. Acrescente a farinha de trigo. Misture bem e passe para uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno pre aquecido a 180° por 40 minutos. Misture os ingredientes da cobertura e cubra o bolo ainda quente.


5 comentários:

Nilza disse...

Adorei, Neyma. Sinto saudades dela e de você também. Temos que nos encontrar. Beijos.

Cininha disse...

Um bolinho simples mas que deve ficar muito bom e a tangerina dá sempre um toque diferente, gostei da sugestão:-)
beijinhos

Rose disse...

Vó é uma pessoa especial não...o niver da minha também tá chegando e vai batendo uma tristeza...ela também mora no céu já faz um tempinho...
Legal, você ter trocado a laranja por tangerina, to aqui imaginando o perfume adoro tangerinas...
Bjinhus!!!

ameixa seca disse...

Adoro tangerina, vai quase dar ao mesmo... é citrino :)
O importante é as pessoas permanecerem vivas na nossa memória ;)

Nereime disse...

Pessoas especiais sempre deixam saudade!
Delícia de bolo cítrico.
bjos