quarta-feira, 5 de maio de 2010

BOLO DE CHOCOLATE DO ÁLVARO RODRIGUES

Na semana passada, no Dia Dia, o Álvaro Rodrigues fez um Bolo Prestígio de Gala, um bolo feito com cacau em pó e recheado com chocolate e coco. Na verdade fiquei muito interessada na massa, feita de forma bem fácil, batida no liquidificador e bem pretinho do jeito que eu gosto.
Fiz então no final de semana passado esta massa e recheei com um creme com cacau em pó, mas sem coco.
Já comentei com vcs sobre as minha limitações ao fazer um bolo, mesmo quando a massa fica boa, ele cresce mais de um lado que do outro, ou quebra, ou mesmo murcha quando tiro do forno. Bem...este bolo ficou simplesmente perfeito, cresceu todo por igual e ficou bem fofinho. Nem quebrou quando cortei ao meio para rechear. Mesmo assim fiquei com medo e em vez de cortar duas vezes, pois ele fica bem alto, não quis arriscar e só cortei uma vez. De qualquer forma recomendo MUITO esta massa. Além de tudo é pouco doce...delícia, delícia!!
Bem as fotos não fizeram juz ao bolo, talvez por ser bem pretinho.


Ingredientes:
  • 4 ovos, separando gemas peneiradas e claras
  • 1 colher (chá) de essencial de baunilha
  • 350g de açúcar refinado
  • 180 ml de óleo de milho ou girassol (fiz com canola)
  • 240ml de água fervente
  • 70 g de cacau em pó ou chocolate (fiz com cacau)
  • 240 g de farinha de trigo (usei com fermento)
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (não coloquei)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal



Modo de preparo:
Bata no liquidificador as claras, as gemas peneiradas, e a baunilha. Junte o açúcar, aos poucos, e continue batendo por uns tres minutos. Em seguida acrescente o óleo, a água fervente, o cacau em pó e bata bem.
Despeje a mistura obtida em uma tigela e gregue os ingredientes secos peneirados juntos e envolva rapidamente com auxílio de um batedor de arame até obter uma massa lisa e homogênea.
Distribua a massa em uma forma de 24 cmde diâmetro untada e forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido a 180º C até que o bolo esteja dourado e firme ao toque.
Deixe esfriar, corte em tres discos e empregue na montagem.

CREME DE CHOCOLATE (recheio)
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata medida de leite
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 50g de açúcar
Modo de preparo:
Leve tudo ao fogo e mexa até engrossar. Recheie e cubra o bolo. decore com granulado.

7 comentários:

Carolina Andrade disse...

E eu não vi esse bolo?? E já me alucinei em fazer pro aniversário do meu filhote que é amanhã!! Mas agora ela cismou que quer bolo morango. E acho que vou ficar frustrada. Ai, que delícia!! Beijão Neyma

ameixa seca disse...

Que aspecto delicioso! Adoro quando os bolos crescem todos direitinhos :)

Nereime disse...

Neyma, o Alvaro Rodrigues é fera as receitas dele são demais eu faço um empadão que ele ensinou pela TV há muitos anos .Esse bolo já ficou famoso!!!
bjs

Gina disse...

Neyma, foi exatamente o que me chamou atenção quando vi seu bolo, bem bonito, arredondado de modo certinho.
Você que acompanha desde o início sabe que não morro de amores pelo chocolate. Mas se preciso fazer para outras pessoas, essa opção é infalível.
Fiquei feliz em ver você de volta ao Naco.
Bjs.

Unknown disse...

Querida Neyma, que notícia maravilhosa mesmo! Estou indo para Manaus na semana que vem, se Deus quiser! Mande um e-mail para o blogdavovo@hotmail.com que eu passo meu endereço novo e telefone de lá, ok? Beijos, Cristina.

ELIZABETE disse...

Bom dia! gostei de tudo aqui tem comida boa e familia na cozinha que tanto gosto. Conheço esta receita de bolo de chocolate o seu bolo esta perfeito. convido você a seguir meu blog: http://apressados.blogspot.com/
Tenha um lindo domingo!!!

Andréia disse...

Que surpresa encontrar esta receita ,eu peguei neste programa citado , estamos em 2016 e eu não encontrei receita melhor até hje👏