quinta-feira, 29 de março de 2012

RICOTA DE SOJA TEMPERADA

Achei esta receita aqui neste site de receitas vegetarianas e achei bastante interessante, pois andei procurando queijo ou requeijão de soja aqui em Manaus e não encontrei, então comecei a procurar receitas nos sites e achei esta bastante simples e fácil, com ingredientes fáceis de encontrar, basicamente água, soja e suco de limão. Deu bem certinho e o sabor fica bem delicado, com suave sabor de limão. Depois do queijo pronto amassei e temperei, ficou uma delicia!!
A receita explica muito bem e deu bem certo. Espero que gostem!!



Ingredientes
3/4 de xícara (chá) de suco de limão
sal a gosto (grosso ou fino)
4 xícaras (chá) de grãos de soja, deixados de molho no dia anterior.



Os grãos da soja depois de uma noite de molho na água


                                          


Batidos no liqüidificador , uma xícara de cada vez com 4 xícaras de água, fica um liquido bem branquinho como leite mesmo, então é só coar com uma peneira e um pano de algodão.


Depois de um dia na geladeira, envolto no pano de algodão, com um peso em cima para escorrer a água fica uma massa bem firme, então amassei com um garfo para temperar. Não ficou muito bonito, pois eu não tinha a forma para queijo e tive que improvisar.


Modo de preparo

Bater a soja no liquidificador - para cada xícara (chá) de grãos de soja utilizar 4 xícaras (chá) de água potável (filtrada).
Coar num pano de algodão e, levar ao fogo o "leite" obtido.
Quando ferver, diminuir o fogo e acrescentar aos poucos o suco de limão e não mexer mais.
Deixar em fogo brando até o coágulo obtido subir à superfície e formar uma "massa" ligada, firme e rígida.
Despejar a massa (coágulo) num pano de algodão sobre uma peneira.
Lavar com água fervendo por três vezes.
Acrescentar o sal e despejar o coágulo numa forma plástica (própria para queijo), forrada com pano de algodão fino ("pano de queijo").
Deixar escorrer por uma noite, prensando. Retirar da forma e armazenar em refrigerador.



Para temperar a ricota coloquei azeite, sal, cebolinha picada, pimenta do reino e ervas finas, tudo a gosto. Ficou  bem gostoso e, o que é melhor ainda, bem saudável!!
Para os que estão pensando que ficou com aquele cheirinho característico dos produtos preparados com soja, podem ficar tranqüilos, pois fica bem gostoso e ninguém nota que é soja. Minha sogra que detesta tudo que leva soja adorou!!



Obs.: Não é necessário deixar o "queijo" de soja em água gelada, como normalmente é feito com o tofu.  O "queijo" obtido tem a textura semelhante à do queijo tipo ricota.

3 comentários:

Claudia Ferrari disse...

Neyma, obrigada pelo carinho e atenção de vocês. Mais uma vez passei momentos divertidos ai em Manaus. Espero poder retribuir em breve. Grande beijo e até a próxima.

Neyma disse...

Claudia querida,
Foi um prazer te-la aqui conosco, mesmo que por pouco tempo. Sua alegria e simpatia são sempre b em vindas!! Bem vinda ao Vó Mindoca, obrigada pela visita!
Beijos e até breve, espero.

Vicentina disse...

Olá Neyma, quanto tempo não venho por aqui, desculpe, estou em falta com vc, mas passeando por aqui vi quanta coisa boa tem feito, o jantar da sua sogra ficou delicioso e ela deve ter adorado, vi tbm que vc já é vovó. Que lindo é o Dudu, que Deus o abençoe dando muita saude.
Sabe que não sou muito fã de soja? Mas esta ricota temperada, me parece deliciosa.
Bjs querida e Boa Pascoa!