sábado, 21 de fevereiro de 2015

Receita da Coxinha de Frango da Padaria Real

Por Patrícia Mendonça
Quem já conhece morre de amores e quem ainda não conhece, vai perceber que está comendo a melhor coxinha de toda sua vida! Sem exageros, a coxinha de frango da padaria Real de Sorocaba/SP ganha mais e mais fãs a cada dia que passa.

Moro em outro Estado e após peregrinar de boteco em boteco, padaria em padaria, não encontrei nenhuma coxinha que despertasse o prazer que é comer a coxinha de frango da Padaria Real.

Então, resolvi partir para a peregrinação da web para encontrar uma receita que chegasse o mais próximo possível desse salgado dos Deuses, e deu certo! =D

Vou compartilhar agora o passo-a-passo, para que você se torne um chef da coxinha de frango!

Recheio:

500g. de peito de frango sem osso
1 cebola média
Alho e o tempero da sua escolha!
Sal
Catupiry (somente para a modelagem)

Modo de preparo: Em uma panela de pressão, refogue o alho e a cebola, acrescente o peito de frango, sal a gosto e cubra com água. Eu deixei dois dedos acima do frango para que sobrasse caldo o suficiente para usar na massa. Tampe e espere pegar pressão. Cozinhe por 15 minutos.
Para desfiar o frango fiz algo que mudou a minha vida! Cortei o peito em pedaços, coloquei em um pote redondo e grande, então liguei a batedeira e desfiei usando essa maravilha de Deus! :D
Agora, em uma panela, refogue o peito de frango com o tempero de sua preferência. Eu coloquei 1/3 de cebola ralada e finalizei com cheiro-verde. Separe para que ele esfrie.


Massa:

600g. de farinha de trigo peneirada
500ml do caldo que utilizou para cozinhar o frango
500ml de leite integral (não pode ser leite desnatado, semi-desnatado ou sem lactose, ok?)
1 tablete de caldo de galinha
1 colher rasa de chá de sal (eu comecei com meia colher, pois dependendo do caldo de galinha ele já tem bastante sal)
100g. de manteiga ou margarina
½ cebola ralada
2 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo:

Em uma panela grande insira a cebola e a refogue na manteiga. Acrescente a água, o leite, o caldo de galinha e o sal. Aguarde que ele levante fervura, então acrescente a farinha todinha de uma só vez! Sim! De uma só vez – recomendo que você use uma colher de pau -. Abaixe o fogo e use toda a força que mora dentro de você, para mexer a massa sem parar! Quando ela parar de grudar da panela pode desligar. Deixe esfriar um pouco.

Agora, coloque essa massa na sua mesa ou bancada (eu prefiro a pedra mármore, mas se não tiver, tudo bem também).

O Segredo:

Com a massa prontinha para ser sovada espalhe as duas colheres de azeite e dê aquele trato que essa massa merece. Sove bastante, até que ela esteja bastante macia. Veja essa foto:



Espere ela esfriar e então faça uma bolinha e achate em sua mão. Insira o Catupiry e o frango e então feche essa bolacha e modele no formato que você quiser. Lembre-se, a coxinha é sua e se você quiser fazer redonda, ela é sua!!! ;)

Para empanar:

3 ovos
Farinha de rosca

Passe as suas coxinhas no ovo e em seguida na farinha de rosca. Se quiser mais crocante repita esse processo.



Fritar ou assar?

Eu fiz das duas formas e ambas dão certo, porém a frita ficou bemmm mais saborosa.

Agora é só comer!

Dicas importantes: 

- Caso vá sovar a massa e ela desande, trabalhe na farinha de trigo. Ela não pode grudar na mão

- Se for fritar, o ideal é que o óleo cubra a coxinha. Para saber a temperatura certa do óleo, ao ligar a frigideira insira um palito de fósforo, quando ele acender é porque o óleo está no ponto certinho.

- Se for assar, use uma assadeira antiaderente e unte com algumas gotas de azeite, então espalhe com um papel toalha.

QUER APRENDER A FAZER COXINHAS GOURMET? CLIQUE AQUI

Gostou? Comente ou compartilhe! ;)

Veja também a Receita de Filé à Parmegiana do Bar do Alemão 

16 comentários:

angela disse...

a coxinha da minha terra é de fato muito boa!

Neyma disse...

É a melhor coxinha, na minha opinião, Angela! Obrigada pelo seu comentário. Visite o blog mais vezes ;) Abraços!

Yolanda disse...

Amei essa receita, vou testar. Vou pedir pra meu filho e a namorada provarem essa coxinha de Sorocaba.

Neyma disse...

Holanda querida, espero que a família goste da receita! Comente aqui depois as opiniões de todos! Obrigada pela visita! Volte sempre ao Vó Mindoca! Beijinhos.

Yolanda disse...

Neyma, meu filho disse que realmente essa coxinha é deliciosa, como moro no RJ vou testar sua receita e depois te conto. Bjs.

Neyma disse...

Olá Yolanda, bem-vinda novamente ao Vó Mindoca, desculpe o erro do seu nome, foi na digitação!
Espero que experimente e goste! Beijo grande e obrigada pela nova visita!

Unknown disse...

Moro em Sorocaba e realmente é a melhor coxinha que já como na vida...acho que todos acham a mesma coisa! Kkk .... Vou testar sua receita.Ai, tomara que fique parecida pois aquela coxinha é uma perdição mesmo! Abraços e parabéns pelo blog! ;)

Unknown disse...

Olá. Sou a Maria Eduarda de Minas Gerais, minha mãe e eu fizemos esta receita e ficou maravilhosa. Está aprovada por toda a minha família.

Unknown disse...

Olá Vó Mindoca minha mãe e eu fizemos esta receita. Ficou maravilhosa,e foi aprovada por toda a família. Brilhamos. Bjs

Neyma disse...

Maria Eduarda querida, fico feliz que tenha gostado e experimentado a receita. Seja sempre muito bem vinda ao Vó Mimdoca! Beijo grande.

Anônimo disse...

NAI USE CEBOLA NA MAÇA, DESTROI O SABOR

Carlos Eduardo lopes disse...

eu moro em Sorocaba e as melhores coxinhas vão batata cozida na massa, mas não custa experimentar pelo jeito ficou deliciosa.

Unknown disse...

Estou doida pra fazer pois preciso de uma renda extra.espero que de certo.Abraço

Unknown disse...

Estou doida pra fazer pois preciso de uma renda extra.espero que de certo.Abraço

Unknown disse...

Bela receita. Coxinha é o máximo mesmo, seguramente o salgado mais amado do Brasil. Sou suspeito para falar, pois até criei um site e canal no Youtube para discutir sobre essa maravilha.

Mônica Silveira disse...

Moro em Sorocaba e realmente a coxinha daqui é a melhor que eu já comi. Cheguei aqui procurando receitas, vou testar! Adorei o blog, você é uma graça!! Beijos!!!


Ps: aproveito e te convido para conhecer meu blog iinspiradas.com!