terça-feira, 12 de maio de 2015

PÃO ÁRABE

Já há algum tempo que estou querendo fazer homus, pois gostamos muito e comemos sempre num restaurante bem legal aqui em Itaipava, o ,Restaurante Alif .
Então resolvi pesquisar o pão arabe e achei uma receita bem fácil, aqui, que ficou muito boa. Aproveitando o almoço do dia das màes, fiz então o homus e o pão árabe. Ficou tudo ótimo. Aqui vão as receitas:



HOMUS
Ingredientes:
2 caixinhas de grão de bico cozido
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
1 colher (sopa) de tahine
Suco de 1/2 limão siciliano
2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo:
Coloque o grão de bico escorrido, o sal, o tahine e o alho no processador. Bata até formar uma pasta homogênea. Caso seja necessário acrescente um pouco da água. No final junte o azeite e a salsinha.




PÃO ÁRABE
- 4 xicaras de farinha.
- ½ colher de sopa de fermento biológico seco
- 1 colher de sopa de açúcar.
- 1 colher de chá de sal.
- 1 e ½ copo de água (pode variar)


Modo de preparo:
  1. Em um reservatório fundo, misture bem a farinha e o sal.
  2. Misture a parte o fermento, o açúcar e meio copo de água na temperatura ambiente.
  3. Faça uma abertura no centro da farinha e coloque nela a mistura acima, deixe o reservatório coberto sem misturar o conteúdo por dez minutos, quando retornar a mistura liquida deve apresentar uma espuma.
  4. Comece a misturar a farinha com a mistura do fermento e a água restante, o uso da água depende da umidade ambiente e do tipo de farinha por isso é impossível predeterminar a quantidade exata de água, mas a massa deve ficar mais úmida do que a massa de pizza.
  5. Deixe a massa descansar por 10 minutos.
  6. Divida a massa em porções medias e solve em formato de bolas com o uso de um pouco de farinha, deixe descansar as bolas por 3 horas.
  7. Abra as bolas da massa com o auxílio de farinha numa espessura de aproximadamente meio centímetro.
  8. Abra um pano de cozinha limpo em uma numa bandeja, polvilhe o pano com um pouco de farinha, distribua bem com as mãos, coloque o disco da massa aberto no pano com farinha, polvilhe mais farinha acima do disco e distribui bem, cubra o mesmo com o mesmo ou outro pano, e repita o processo construindo camadas dos discos separadas pelo pano e pela farinha.
  9. Deixe descansar em um lugar aquecido (não no forno quente) por 20 a 25 minutos.
  10. Pré-aqueça o forno para a temperatura de 300 graus ou maior.
  11. Descubra o primeiro disco coloque individualmente no forno até ele estufar e ficar dourado por ambos os lados. De preferência use a própria base do forno para assar os pães.
  12. Outro modo pode ser feito com uma panela muito aquecida no fogão na qual você coloca o disco usando o próprio pano em que se apóia e tira o pano logo em seguida.
  13. pode ser necessário virar o pão enquanto assa.






Nenhum comentário: